Josimal Caetano, aprisionado a Cristo

Ele teve um encontro com Deus graças aos cursos básicos do ISBL, oferecidos nos presídios. Hoje, após 25 anos de prisão, ele desfruta da liberdade de servir a Deus. O objetivo agora é ensinar o que aprendeu.


Quem se depara com o largo sorriso de Josimal Caetano pelos corredores do ISBL não imagina o que este homem de 49 anos enfrentou antes de frequentar os bancos do seminário. Nascido no pequeno distrito de Pitangueiras, cresceu vendo os pais trabalharem duro nas lavouras daquela região. Aos 18 anos, acreditava que a liberdade o levaria a conquistar “grandes coisas”, mas rapidamente foi levado pelo desejo de ganhar dinheiro fácil e em pouco tempo se tornou membro de uma quadrilha que roubava caminhões. Sua função era dirigir o veículo até o Paraguai.


De carro, caminhão e tratores furtados, ele passou a transportar drogas. Afinal, como ele mesmo dizia: “era preciso aproveitar a viagem”. Ele relata que atravessar as barreiras policiais era o maior desafio, no entanto, desde aquela época já havia algo dentro dele que dizia que aquilo não estava certo. “Várias vezes eu ouvia uma voz que me perguntava até quando eu ia ficar naquela vida. Hoje sei que era Deus me chamando. Mas quando estamos no crime, é difícil entender isso”, declarou Josimal.


A prisão não demorou a chegar. Foram 25 anos de cadeia, cinco fugas e muito sofrimento. O pior deles, segundo Josimal, é não ter acompanhado de perto o crescimento de seu casal de filhos, Tiago e Franciele. Contudo, hoje ele é grato por tudo que aprendeu na prisão. “A cadeia me interditou. Se eu não fosse preso eu poderia estar morto hoje,” conta.


Foi na prisão que ele teve um encontro verdadeiro com Cristo, graças ao projeto do ISBL, sob a coordenação do pastor Elias, que também é carcereiro da penitenciária. Ele conta que fez o curso básico de teologia dentro do presídio e quando saiu da cadeia ganhou uma bolsa integral para cursar presencialmente. “O apoio o ISBL está sendo fundamental na minha vida porque tem ajudado na minha formação pessoal e espiritual, proporcionando uma mudança de dentro para fora”.


Atualmente Josimal trabalha em Rolândia, numa empresa de móveis. Ele conta que desde que saiu do presidio no dia 19 de novembro de 2015, Deus tem aberto portas para ele. “Na cadeia fiz um curso de trançado de cadeiras e quando eu saí comecei a fazer isso para sobreviver. Um dia me ligaram oferecendo um emprego por indicação da funcionária da trabalhava na fábrica onde eu comprava a matéria prima. Foi um presente de Deus”, lembra.


Com o salário que recebe da fábrica, Josimal sustenta sua família, mas ele quer mais que isso. “Já conversei com meu patrão e já encaminhamos a documentação para oferecer emprego para os detentos do semiaberto. Assim como eu tive uma oportunidade, agora quero ajudar aqueles que estão lá”, disse Josimal após afirmar que também pretende pregar o Evangelho a estes homens. “Hoje eu vivo para fazer a vontade de Deus, pois é Ele quem dirige minha vida”, finalizou.