O milagre na vida de Michel Nagib

A rotina do técnico em dependência química Michael Nagib Camargo, 32 anos, consistia em acordar cedo e ir para o seu trabalho no Projeto Resgate – Ministério de Recuperação de Vidas, onde atua há várias anos fazendo a triagem daqueles que procuram a instituição para se livrar das drogas. Ele próprio chegou ao local por este motivo e agora recuperado, tem como profissão e ministério colaborar nesta área.


Na manhã do dia 14 de novembro de 2012, como era de costume, ele saiu de moto da casa da mãe, no Jardim Aliança, na região norte de Londrina em direção ao trabalho quando bateu violentamente, a 120 km/h, em um carro parado numa das rodovias mais movimentadas da cidade. Ele conta que permaneceu consciente e achou que seria apenas mais acidente de moto, pois já havia passado por outros três e sobrevivido.


“Eu percebi que tinha quebrado as duas pernas e vi quando o SIATE me levou para hospital. Mas, em menos de 72 horas tive uma parada respiratória e fui para a UTI onde peguei uma infecção hospitalar que me deixou em coma por 28 dias”, lembra Michel. Por causa de uma grave pneumonia ele permaneceu mais 30 dias internado depois de sair da unidade intensiva. Voltou para sua casa e só voltou para o hospital depois de três meses para fazer as cirurgias. Por este motivo foram colocadas “gaiolas” nas duas pernas, deixando-o acamado por mais oito meses.


“Fiquei completamente dependente das pessoas. Teve momentos que pensei que seria melhor morrer, mas graças as orações e apoio da minha família e amigos consegui sobreviver”, disse. A namorada Jaqueline Santos que morava em Nova América da Colina (PR), veio morar em Londrina para cuidar dele em tempo integral. “No hospital, os médicos e enfermeiros falavam que ele não iria resistir. Muitas pessoas oraram pela vida dele e Deus fez o milagre. Hoje ele é uma pessoa melhor do que ele era”, declarou Jaqueline que acabou se casando com Michel.


Foi neste período que ele decidiu aproveitar o tempo ocioso para estudar. “Minha mãe comprou um notebook para eu fazer cursos pela internet. Fiz mais de 30, sendo que a maioria na área da dependência química. O estudo me ajudava a esquecer a dor”, relembra. Ele conta que releu todos os livros e textos que tinha sobre o assunto e isto o ajudou a aprender mais sobre sua profissão. “Hoje posso dizer que sou um profissional mais preparado. O tempo que fiquei em recuperação me tornou uma pessoa mais paciente. Aprendi a esperar em Deus. Antes eu realizava meu trabalho apenas de forma técnica, mas agora vejo as pessoas com outra perspectiva, com mais amor e cuidado”, declarou.


Quando voltou ao trabalho, Michel foi tomado por uma certeza de que seu aprendizado sobre a dependência química fora válido, mas entendeu também que a verdadeira liberdade depende do milagre. E foi por este motivo que optou em aprender mais sobre Deus, matriculando-se no curso de Teologia do ISBL. “O seminário tem me ajudado a retomar o meu chamado que há anos estava esquecido. O curso tem um excelente nível e tenho aprendido a cada aula que não são as minhas obras que transformam as pessoas, mas a graça de Deus”, concluiu Michel que tem guardado no seu coração e mente o texto de Efésios 2:8-9 que diz:


“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.