Semana de ênfase ministerial

O ISBL promoveu, na última semana, uma palestra com o pastor Jacó Vieira, com o tema “Como identificar e levantar novos líderes”. O Pr. Jacó é bem conhecido da instituição, onde foi aluno na década de 1980. “Eu gostava de me esconder no sótão do seminário para ler revistas sobre avivamento que mudaram minha vida”, lembrou o pastor, que hoje lidera uma das maiores igrejas missionárias do Brasil, o templo da central de Maringá.


Ele explicou que não existe uma receita pronta para manter uma igreja unificada, mas garantiu que o amor pelas pessoas é o elemento principal. “Se alguém quer ser pastor nas não gosta de estar com o povo, de ouvir as pessoas, conversar ou abraça-las é melhor procurar outra coisa para fazer”.


Durante um breve testemunho ele contou sobre sua infância pobre, onde foi obrigado para vender carambolas nas ruas para ajudar sua mãe no sustento da casa. “Minha família tinha um terreiro de macumba. Eu tenho esse nome em referência a uma entidade chamada pai Jacó. Mas Jesus foi convertendo todos nós e desde pequeno eu já sentia que seria um servo de Deus”, declarou.


Em mais de 30 anos de ministério, sendo a maioria como pastor principal da Igreja em Maringá, que recebe em média cinco mil pessoas semanalmente, ele garante que o discipulado é uma das principais ferramentas para a formação de lideranças. “É um atrelamento, um relacionamento, calmo, sem pressa com aqueles que identificamos como líderes potenciais”, explica.


Entre as principais bases para esta identificação ele cita a forma de vida, a experiência, ministério do pastor e a visão clara do que é a igreja de Cristo, com maneiras potenciais de atrair novas lideranças. “Nossa forma de viver pode aproximar ou afastar as pessoas. Novos líderes são consequência de nossa experiência com Deus e o ministério precisa ser visto de forma contagiante para cumprir o proposto de Deus para nossa geração. O pastor precisa conhecer a comunidade onde a igreja está inserida e saber o papel do discipulado na igreja”.


Em sua palestra, o pastor Jacó destacou a importância de se ter propósitos no processo de identificação de novas lideranças, sendo os principais: atração por meio do amor de Deus vivenciado; integração através da inclusão das pessoas na igreja; edificação com ferramentas que possam intensificar o caráter de Jesus, qualificação e frutificação. “A igreja precisa ter uma visão inclusivista, respeitando todas as fases. O maior desafio do pastor é permanecer aberto para entender as pessoas como elas são e incluí-las, com suas diferenças, tendo o amor de Cristo como a linguagem principal”.


A utilização dos veículos de comunicação como rádio, TV e internet para a pregação da palavra, tem colaborado para apresentar o trabalho do pastor Jacó, todavia, ele destaca a importância da sua história de vida para seu ministério. “A minha infância me forçou a ser camelô para ajudar minha família e foi assim que Deus começou a me preparar para me comunicar com as pessoas”.