Breve história da fundação do IBSL

O ISBL nasceu a partir da visão de um pastor presbiteriano e de um grupo de missionários da Sociedade Missionária Oriental (OMS). Por volta de 1944, Zaqueu de Mello construiu alguns prédios em Londrina, com a intenção de começar uma escola bíblica para treinar pastores e obreiros para a evangelização do Brasil. A escola inicial, chamada Instituto Filadélfia, não prosperou e os prédios foram usados como um internato.


Os primeiros missionários da OMS chegaram ao Brasil em 1950. Nos primeiros anos, se espalharam por várias cidades, incluindo Londrina, realizando vários tipos de ministérios. Contudo, sentiram que Deus estava os dirigindo para uma nova dimensão ministerial. Reunidos em Curitiba, em abril de 1953, buscaram a vontade e direção de Deus.


“Onde?” e “como?” foram duas grandes perguntas que confrontaram os missionários durante vários dias em oração e discussão sobre o campo brasileiro. Houve um sentimento unânime de que o estabelecimento de um Seminário para o treinamento de obreiros era a vontade de Deus. Várias ideias foram apresentadas e estudadas.


Na última tarde destas reuniões, o grupo inteiro de missionários invocou ao Senhor por sabedoria. Por volta das 21 horas, a vontade de Deus ainda não era clara. Bob e Isabel Millan, que moravam na Casa Bíblica da OMS em Londrina estavam presentes. Eles tinham estabelecido uma amizade com pastores e líderes da cidade e também conheciam pessoalmente o pastor Zaqueu de Mello, presidente do Instituto Filadélfia e Colégio Londrinense. Bob pediu para mostrar-lhes as possibilidades em Londrina e apresentou um relatório sobre os edifícios do Instituto Filadélfia, que distavam cinco ou seis quarteirões do centro da cidade, e estavam à venda. Ao missionário Bob foi dada a permissão para fazer uma oferta a Zaqueu de Mello e comprar o lugar.


Ao ouvir a proposta, Zaqueu de Mello respondeu prontamente: “Em menos de uma hora um grupo de médicos está vindo para me ver. Eu tinha prometido dar-lhes uma palavra final sobre esta propriedade para estabelecer um hospital. Pensei que a OMS tinha decidido não considerar a propriedade. Mas, se você tiver interesse nela para uma escola bíblica, ninguém pode comprá-la por qualquer preço ou por qualquer outra coisa. Ela foi originalmente estabelecida com a esperança de que se tornasse uma escola bíblica”.


A compra da propriedade, para iniciar o seminário, foi realizada no dia 23 de maio de 1953, por um preço bem inferior ao que os médicos ofereceram para torná-la em hospital. Depois de muito trabalho para preparar o lugar, as aulas tiveram início em março de 1954. O culto inaugural do Instituto e Seminário Bíblico de Londrina (ISBL) foi celebrado no dia 4 de março de 1954, com mais de 350 pessoas presentes, incluindo autoridades da cidade. Zaqueu de Mello, por ocasião da inauguração, assim declarou:


“Finalmente, Deus enviou ao Brasil uma das grandes sociedades missionárias do mundo, a Sociedade Missionária Oriental. Eles vieram para pregar a salvação como dom livre de Deus através do sangue da cruz. Dez anos depois que as pedras de fundação foram postas neste prédio, eles estão aqui para trazer à fruição o sonho que nos inspirou no início. O seu objetivo não é fazer filósofos ou teólogos, mas encher corações e mentes com a Palavra de Deus e enviar adiante jovens treinados para pregar o Evangelho simples às multidões, não só do Paraná, mas de todo o Brasil. De fato, o objetivo da Sociedade é estabelecer seminários Bíblicos em todas as nações da terra, para ensinar a Palavra de Deus aos jovens e enviar-lhes adiante como cruzadores evangelísticos”.


Deste então, o ISBL persegue a mesma visão de seus idealizadores.



Adaptado do texto "História da OMS no Brasil", de Melva Webb.